21 de outubro de 2012

Os dez sabores de sorvete mais estranhos

Para todos aqueles que estão acostumados com sorteves de morango, chocolate ou baunilha, para todos aqueles que consideram sorvete de milho verde ou de açaí ousados demais, vocês ainda não viram nada !!!

Conheça os 10 sabores de sorvete mais exóticos ( alguns nada apetitosos) que estão sendo comercializados pelo mundo. A grande maioria de sabores estranhos vem da Ásia, a campeã incontestável quando e trata de alimentos estranhos para nós, ocidentais, mas alguns destes sabores novos foram produzidos para o paladar ocidental. Você encarava experimentar?

10 Sorvete de batata: O décimo lugar da nossa lista pode parecer indigesto ( falando sério, é bom que isso seja melhor que purê de batata gelado ) mas é bem simples se comparado aos nossos primeiros colocados.



9 Sorvete de Gergelim negro: Um sabor exótico de aparência mais exótica ainda, esse sorvete é servido polvilhado com gergelim negro em pó aquele mesmo que você coloca no sushi ) 





8 Sorvete de Cenoura ao Curry : Embora sorvete de cenoura não pareça nada demais, qualquer um familiar com a comida indiana sabe que o curry é mais que suficiente para este sorvete manter sua oitava colocação na nossa lista.


7 Sorvete de peixe: Você achou os outros sabores estranhos? agora as coisas começam a ficar realmente estranhas...



6 Sorvete de Salada : Isso mesmo sorvete de salada, e não estamos falando de salada de frutas, é salada de vegetais mesmo, com direito a pedaços de tomate, pepino e pimentão no meio do sorvete.


5 Sorvete de Polvo : Sorvete de peixe tubo bem... mas de Polvo !?!?


4 Sorvete de Bacon defumado : Nada como um sorvete defumado...


3 Sorvete de Caviar e Foie Gras : Além de estranho é certamente o sorvete mais caro da nossa lista...


2 Sorvete de carvão : Pode não ser primeiro lugar da nossa lista, mas com certeza ganha o primeiro lugar como o sorvete menos apetitoso de todos !


1 Sorvete de Viagra !!! sem comentários...



7 de outubro de 2012

A origem do Dia das Crianças


O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.

A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.

Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.
Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola